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Antes era só estar nas mídias sociais, e em especial o Facebook, e o sucesso era garantido, mas… Caiu o alcance orgânico do Facebook e isto pode afetar seus negócios. Não vou entrar em detalhes do por que disto, mas faz parte da estratégia do Facebook.

A queda de alcance orgânico no Facebook (o alcance orgânico é quantas pessoas estão visualizando o seu conteúdo sem que você precise pagar por isso. Quando você faz um post na sua rede social e não anuncia ela, isso é um post orgânico.), já percebida pelos usuários, tende a diminuir ainda mais em 2019.

 

Alcance orgânico no Facebook

Alcance orgânico no Facebook

Isto vem ocorrendo ano a ano e força a utilização cada vez maior de recursos financeiros para impulsionar as publicações para que seja vistas pelas pessoas que seguem as páginas comerciais, apesar deste fenômeno também estar afetando as páginas pessoais. Em 2018 ele era de 1,2%. Ou seja, apenas este percentual de fans que vêem o que você publica na sua página.

Mas… E agora? Estava dando certo antes.

Pela minha experiência e pelo que tenho visto em recomendações, temos que fazer o seguinte:

  • Atrair fans que realmente estão ligados ao seu negócio e não qualquer pessoa. Isto tornará suas campanhas pagas mais efetivas no futuro. Não adianta número. tem que ter qualidade!
  • Diversificar o tipo de conteúdo – lives, textos com imagens, vídeos, stories. Se ainda não testou algumas delas. aproveite e teste!
  • Diversifique as mídias e canais de relacionamento – Use outras mídias sociais (ex. Linkedin), podcasts, blogs/site (isto mesmo! Tem gente que acha que não precisa ter um site).
  • Aprenda a anunciar no Facebook, Instagram e em outros lugares. Se você não anuncia, você está “deixando dinheiro na mesa”. Talvez até se especializar nisto…
  • “DO or BUY” – Faça ou pague alguém para fazer. Se você é empreendedor, tem dois caminhos:
    1 – Você mesmo aprender e fazer seus anúncios
    2 – Contratar alguém que faça os anúncios pagos para a sua empresa
  • Faça diferente. Seja criativo e não apenas copie o que está sendo feito por outras empresas e pessoas. Ninguém entende do seu negócio como você.
  • Fique atento nas métricas – O que está acontecendo no meu negócio no Facebook (e em outros lugares – ex. Site). O que está funcionando?
  • Tenha um funil de vendas definido para seus fans, onde você vai trabalhar diversos tipos de conteúdo de acordo com a fase que esta pessoa está em relação a maturidade de relacionamento com você.
  • Presença digital integrada – Monte sua presença digital; de acordo com os seus clientes – site/blog, e-mail, mídias sociais, vídeos, etc.

Estas são algumas sugestões, mas você pode, e deve, expandi-las. Adaptar para o seu negócio.

Eu tenho uma sugestão simples (para que complicar nossa vida). Se você tem fans qualificados (espero que não tenha cometido aquele erro de chamar até aquela tia, que não vai recomendar e nem adianta saber o que você faz, para curtir sua página) dá para seguir uma receita simples:

  • Publique conteúdo de qualidade que o seu fan quer.
  • Veja as métricas de postagem o que mais funciona e…
  • Impulsione para que eles vejam…
  • Relacione-se e faça negócios.

E, como se dizia numa região onde morei por seis anos. SEGUE O BAILE!

Grande abraço! Luciano

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Imagem ilustrativa deste post – Photo by Thought Catalog on Unsplash

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