em Blog

As vendas e o atendimento ainda estão no século passado?

Ops! Talvez estejam no século retrasado e não no passado.

Comecei minha vida de vendas aos oito anos de idade (com uma banquinha de fogos de artifício). Depois, na faculdade, foram os filtros Europa. Pelo menos estas duas situações foram as mais emblemáticas. A coisa foi meio natural, mas me moldei e aprendi com o tempo. Sou apaixonado por vendas desde sempre!

Mas o assunto que quero falar é da venda de antigamente. A venda onde o foco era no produto ou na meta do vendedor. Focado no eu vendedor e não no cliente. Vendia-se coisas inúteis, que o cliente não precisava ou mesmo que ele não queria. O atendimento não era focado no cliente e seguia esta venda egoísta.

Venda pela satisfação das necessidades! Era o nome de um curso que fiz em 1990 (século passado). Baseado em um curso da Xerox, este curso ensinava como vender focado nas necessidades dos clientes. Eu já tinha um embrião desta forma de vender e fui maturando durante minha vida de vendas (já se vão 42 anos).

Fico abismado com tantos vendedores trabalhando como se estivessem no passado, apenas com o foco no próprio umbigo. Por outro lado conheço grandes vendedores de vários segmentoss que fazem a diferença. Cito um amigo (antes eu era só cliente dele) que é corretor e trabalha com foco quase que exclusivo nos clientes. Contratou uma agência e colocou toda sua história como corretor dentro de um sistema de CRM. Foram quatro anos de agenda e relacionamentos sistematizados para atuar quando necessário. Pessoas como ele, fazem a diferença!

O tema da palestra Vendas e atendimento no terceiro milênio aborda justamente isto, venda focada nos clientes e em suas necessidades com a utilização das ferramentas modernas de comunicação e a ajuda da internet.

Comentários
Postagens Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar